sexta-feira, 13 de agosto de 2010

RE-CASTING: O SENHOR DOS ANÉIS

E se... O senhor dos anéis tivesse uma versão brazuca.

 Neste re-casting, faremos um leitura de como seria esta bagaça, mas antes, vamos a alguns fatos que fariam parte desta produção.
 - Esta trilogia não seria uma trilogia. Seria uma mini-série da globo que passaria de terça a sexta durante 3 semanas, naquela época entre Janeiro e Março que os artistas globais estão de férias e Jô Soares passa reprises.
 - Obviamente um mês depois de passar na televisão, seria lançado o box da, agora sim, trilogia de O senhor dos anéis.
 - O título das partes seriam auterados para maior aceitação do público brasileiro, teriamos "A roda de samba do anel", "As duas praias" e "O retorno de Roberto Carlos".
 - Que Weta Studios que nada. Efeitos especiais é com Hans Donner rapá!
Com os fatos levantados, vamos para a escolha de elenco, que seria crucial para o sucesso da nova mini-série em 12 capítulos.

ELENCO:
Frodo: Elijah Wood cumpriu bem seu papel, mas o Frodo brasileiro é Caio Blat, ninguém é mais Frodo (leia-se afeminado) do que ele. Caio Blat tem toda a inocência e ingenuídade que o portador do anel necessita, se até anjo ele foi em novela, o que é para ele fazer uma criaturazinha que terá de carregar o fardo até o "morro da perversão"?
Sam: Gordinho e "alegre... hmmmmm... vamos pensar. Não nos restam muitas opções além de Jorge Fernando, apesar de estar um pouco velho nada que Hans Donner não dê um jeito. O carisma e talento de Jorge Fernando caíria como uma luva no papel de Samwise Gangi.
Merry: Um tongo que só se mete em confusão nos remete a outro tongo que só se metia em confusão. Cabeção de malhação seria o Pippin brasileiro. E ele seria o atrativo para o público juvenil, seria a capa do mês da revista capricho ao lado de nosso Legolas...
 Pippin: Dominic (Di Cocco) Monaghan, daria lugar ao nosso eterno Cazuza, Daniel Oliveira. Este papel serviria para compor o elenco de Hobbits "alegres", e além disso restam poucos atores brasileiros com cara de Hobbit.
Legolas: Esguio, belo e pomposo. Rodrigo Santoro é praticamente um elfo, só lhe falta um par de orlhas pontudas, pó de arroz na cara e água oxigenada nos cabelos, e o mais importante de tudo ele faz parte da safra de galãs andrógenos.
Gimli: Tony Tornado é o anão perfeito. Basta Hans Donner mexer na matiz da imagem. Vai lá Hans, confiamos em você!
Aragorn: Porquê pôr alguem para interpretar um rei, se podemor pôr O REI? Roberto Carlos com as duas pernas seria um ótimo Aragorn. Problemas com a agenda ele não teria, seria ótimo para a globo que poderia aproveitá-lo além do especial de fim de ano, e também seria um bom motivo para as mães e avós se interessarem por Senhor dos anéis.
Boromir: Para interpretar Boromir é necessário um rosto traiçoeiro, e ninguém interpretou mais a ratanagem que Luís Mello, ele seria facilmente tentado pelo anelzinho de Frodo(?!).
Gandalf: O velho gente boa, só pode ser uma pessoa. Em vez de um mago andarilho, o Gandalf brasileiro seria um Deus caminhoneiro. É claro que estamos falando de Antônio Fagundes, só que ao contrário de Ian Mckellen, ele é pegador.
Saruman: Christopher Lee já foi vampiro. Ney Latorraca também. Christopher Lee é um monstro sagrado. Ney Latorraca também. Ney não deve nada ao Saruman original, coloque Aracy Balabanian ao seu lado como língua de sogra cobra e teremos a dupla perfeita de vilões da versão tupiniquim.
Gollum: Matheus Nachtergaele seria o gollum perfeito. Basta Hans Donner mexer na saturação da imagem. Ele é o nosso esquisitinho magricela e nasceu para ser o gollum.
Direção: Com vários épicos no currículo como Pantanal e A casa das 7 mulheres, Jayme Monjardin levaria a boléia do filme numa boa. Só que correriamos o risco de ver o Pão de Açucar no lugar de Caradhras.
Argonath: Estátua gigante de pedra no Brasil, só pode ser o Cristo redentor, em vez de duas estátuas com uma das mãos levantadas, teríamos uma estátua com as duas mãos levantadas guardando a entrada para a fronteira setentrional de Gondor.

Agora só nos resta torcer para que a Globo compre os direitos de O Senhor dos anéis, queriamos muito ouvir Cid Moreira declamando a profecia do anel!
 -Um anel para a todos governar...

domingo, 8 de agosto de 2010

UM OLHAR DO PARAÍSO

Um Peter Jackson diferente
O que dizer de Um olhar do paraíso? Peter Jackson perdeu a mão? diria que não, pois se trata de um ótimo filme. Mas sem dúvida é um trabalho diferente do que a gente está acostumado em se tratando de Peter Jackson. Depois dos épicos King Kong e a maravilhosa trilogia de O senhor dos anéis, Um olhar no paraíso nos remete a um trabalho mais antigo do diretor: Almas Gêmeas, este filme possui a mesma carga dramática do longa estrelado pela adolescente Kate Winslet, mas nos brinda com toda a experiência que o diretor somou ao seu talento ao longo desses anos.
Uma menina que foi brutalmente assassinada, passa a assistir do céu a vida do assassino e de sua família arrasada. Essa é a premissa de Um olhar do paraíso, a trama se desenvolve num ritmo bom, mas fica a sensação que o filme se estende demais, nada que estrague a experiência, mas poderia ser menos longo. Tenho medo de resenhar este filme pois ele é do Peter Jackson, e quando se trata de P.J. eu sofro do chamado "preconceiro ao contrário", pra mim, se é do Peter Jackson é bom, mas tentarei ser parcial... pensando bem, este blog é meu, e o que vale aqui é a minha opnião, então quem não concordar é só me chingar nos comentários.
A fotografia é o ponto alto, não só no paraíso em que "vive" a protagonista, mas em toda a parte o que vemos é uma fotografia muito elaborada, com cores contrastantes, ângulos inventivos, e uma composição de extremo bom gosto, as luzes coloridas que o diretor usa como ninguém estão por toda a parte, e passam a carga poética necessária para cada cena.
A atuação de Mark Wahlberg como o pai da finada Susie é o destaque do longa, mas estranhamente ele perde o foco de uma hora para outra e isso nos deixa um vazio estranho, Susan Sarandon como a avó descolada da família também rouba a cena quando aparece. a menina Susie Salmon (como o peixe) é interpretada por Saoirse Ronan, que tem futuro mas ainda precisa ser lapidada, o que ela nos deseja é uma vida longa e feliz, mas isto parece difícil depois que você constata que a maior punição é estar vivo.
Encare Um olhar no paraíso como uma expêriencia (bem sucedida) do diretor, logo logo, o Hobbit vem aí e o nosso bom e velho P.J. estará de volta... mas diferente ou não, Um olhar do paraíso ainda é Peter Jackson.

Trailer

__
VINA