sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DESCENDO A LENHA!!!

EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO
...que nome de merda!


Tudo começou com Pânico, sei la que gênero de filme é esse, hoje em dia as subdivisões estão cada vez menos amplas. Seria um Slash Teen Movie, sei la. Junto com o ja citado, vieram Lendas Urbanas, Prova Final, Eu sei o que voces fizeram..., entre outros menos conhecidos. Vi todos eles, alguns foram boas surpresas, outros lamentáveis! Vamos logo ao lamentável.
Eu sei ... é um dos piores dessa leva de filmes, lembro que quando o vi achei legal ( regras dos 15), hoje revi o mesmo e foi triste. De bom, somente as tomadas diferentes, que não sei se foram obra do diretor Jim Gillespie, ou do diretor de fotografia Denis Crossan, e tambem a nossa BOA Sarah Michelle Gellar e Jennifer Love Hewitt. Os motivos para se ver o filme acabam ai.
A historia de Kevin Williamson (Dawnson´s Creek) e Lois Duncan (?) não chega a convencer, além de muitos furos, clichês e mortes pouco criativas. Um asssassino com 0 de carisma, protagonistas sem profundidade e personagens secundarios sem função nenhuma. É impossivel descobrir quem é o assassino, mas não por méritos da história e sim por não ter nexo nenhum, inclusive nem agora, após ver o filme, sei quem é o assassino de verdade.
Não recomendo, se você quer ver algo do gênero, va de Prova Final (Robert Rodriguez na direção, Elijah Wood e Salma Hayek) ou Pânico (Wes Craven). Agora se você quer ver pelo elenco, recomendo Segundas Intenções (Ryan Phillippe e Sarah Michelle Gellar) e Ghost Whisperer, seriado com Jennifer Love Hewitt. Se você quer ver Freddy Prinze Jr. em algo bom, vai ter que esperar, e muito, pois não sabemos de nada de bom dessa tralha até hoje.

6 comentários:

  1. Concordo com a Regra dos 15, mais ainda assim acho bom!!! desse jeito vcs vão acabar com todas as minhas felicidades da adolecência;Eu me lembro de ter passado noites em claro com medo desse filme...hehe...Parabens pelos tópicos são muito criativo...deviam mudar de Cinefilosofos, para os Destruidores de filmes do passado...brincaderinha
    em relação as sugestões, excelentes...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem. Eu sou um fã desse filme e talvez possa te explicar algo em relação à ele.

    No começo do filme tem um cara sentado no alto de uma montanha com uma medalha escrita "Eu te amo". Esse cara é David Egan, um ano atrás ele sofreu um acidente com a namorada, Susie, que faleceu. O pai dela, Ben, culpa ele pela morte da filha, e mata ele ali naquele momento do começo do filme (mas isso não é mostrado).

    Depois de ter matado o ex-genro, Ben atravessa uma estrada, é atropelado por um carro com 4 jovens e é jogado no rio. Ben tinha uma tatuagem escrito "Susie" - o nome da filha - e carregava a medalha que era de David.

    Se passa um ano.

    Julie recebe a carta e convoca os ex-amigos. Quando eles estão discutindo sobre quem poderia ter enviado a carta, Helen diz que pode ter sido o mesmo cara que jogaram no rio, pois ele ainda estava vivo. Nesse momento, Julie diz que isso é impossível pois passou no noticiário que o cara foi encontrado e o nome dele é David Egan. Mas aqui que está a confusão toda: eles pensaram que mataram David Egan, que na verdade, foi vítima de Ben.

    Então procuram na internet e vão atrás da irmã de David tentando achar alguma pista. Aí, ela mostra uma carta que o irmão deixou e Julie percebe que é a mesma letra da carta que recebeu, ou seja, alguém enviou a carta para os dois.

    Aí que a história se completa, ela pesquisa e descobre que Susie tinha um pai. Bingo!

    A história principal tem os 4 jovens como protagonistas, mas tem essa história quase que subliminar que envolve David, Susie, Ben e a irmã de David.

    Vê o filme de novo observando esses detalhes que eu disse. Espero que tenha ajudado.

    E, em relação ao assassino, acho que foi muito bem estruturado o personagem. Ele é um ser humano normal usando um gancho - em vez de facas, machados e serras elétricas.

    Gosto muito de Jason, Freddy, Pânico mas acho que Ben Willis tem um diferencial por que não usa uma máscara, o que acaba ficando engraçado em alguns. Aquela capa preta deixa ele sombrio.

    Qualquer coisa, eu tenho um blog tbm, dá uma passada lá. Abraço!

    fredericoformiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Opa
    agradeço a ambos os pensamentos!
    Frederico Formiga, foi fantastico o esclarecimento, gostaria de lhe dar as boas vindas, começou com o pé direito mesmo.
    Não havia notado as cenas inciais que deixam tudo mais claro, e realmente o assassino é um tanto exótico, mas discordo no ponto de não usar mascara. No caso, ele só revela seu rosto no final, e cobre seu rosto com a capa de pescador (um tipo de mascara pela altura da gola), e realmente dificulta muito saber quem é o mesmo. Ponto para o diretor. Ainda assim, não é um clássico, que faria grande parte dos espectadores se aprofundarem na história do filme, e ainda assim acho que os personagens tem pouca profundidade, dificultando uma empatia maior.
    Respeito sua opinião, concordo que o filme "prende a atenção" porem, os problemas que citei ainda incomodam (salvo o assassino, que ganhou pontos positivos após sua explicação).
    Valeu mesmo e esteja a vontade para criticas, elogios e até mesmo um bate papo!
    Seja bem vindo novamente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ogro,

    agora que, voltando por acaso ao seu blog, vejo a resposta que você deu ao meu comentário.

    Primeiramente gostaria de esclarecer que não vim aqui, em nenhum momento, para elevar dar a esse filme o mérito de excelência.

    "Eu sei", para mim, é sim um clássico. Tenho meus motivos para achar isso. Mas gosto de ouvir opiniões divergentes.

    Não só pela história, ou pela "sub-história" que eu já comentei anteriormente. Mas, enfim, o grande barato desse filme é a direção. Sim, a direção!

    Vou dar um exemplo:
    Barry acusa o Max de ter mandado a carta. Max pega o gancho e crava num cubo de gelo. De repente o gancho some. É esse tipo de cena que eu gosto. Como se fizesse você acordar, ficar na expectativa.

    Outro exemplo:
    Barry assistindo ao show do segundo andar e Helen no palco. Helen olha para cima, vê o assassino chegar por trás de Barry e puxá-lo pelo pescoço. O mistério surge. E por aí vai. Esse é o começo da sequência mais importante do filme.

    E um outro detalhe que torna "Eu sei" único é o enquadramento da câmera. Observa a cena da morte do Max em câmera lenta. Cena bem feita, com diferentes ângulos.

    A cena, no começo, em que eles estão na praia em volta da fogueira, a câmera desliza com um charme, com uma calma incrível.

    Isso já conversei com algumas pessoas e sei que quase ninguém presta atenção nisso. Gostaria de ver sua opinião a respeito desses pontos.

    Desculpe ter demorado tanto para responder.

    Abraço,
    Fred

    ResponderExcluir
  5. Ola Fred!
    Seja bem vindo novamente!
    Curto muito fotografia, lembro da cena da fogueira, e da cena do balcão, porém não lembro muito da cena da morte do Max. Realmente, o enquadramento é bom, e com você citou, a galera não se liga muito na fotografia dos filmes.
    Existem filmes onde o trunfo e a historia, outros a fotografia e assim vai.
    Não é um filme que consigo gostar mais, ele teve seu valor pra mim, mas sua opinião é muito valida e respeito ela.
    Convido você a fazer uma resenha de um filme para postar na Resenha do Leitor.
    Abraço e mantenha contato.

    ResponderExcluir