terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

GRINDHOUSE


Uma viagem alucinante pela época dos filmes B, este é o projeto de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez intitulado Grindhouse. Grindhouse é como era chamada as sessões de cinema de baixo orçamento, onde o que imperava era a diversão gratuita, tudo o que faz o deleite de nós, seres humanos, sedentos por um pouco de sangue, sacanagem e explosões. =D
Rodriguez comanda a boléia de Planeta Terror, um delírio gore, regado de zumbis, e tiroteios.
Tarantino leva para as telas À prova de morte, um thriller com perseguições de carro, strips e mulheres gostosas. =D
Entre as projeções existem alguns trailers de filmes fictícios feitos pelo "Tarantino's Brotherhood", destaque para "Machete" o trailer dirigido por Eli Roth (o Urso Judeu), com o sempre mexicano do mal Danny Trejo e participação do eterno Cheech Marin (legalize it).

PLANETA TERROR (Robert Rodriguez)
Rodriguez never miss...
Pegue um punhado zumbis, coloque uma stripper perneta, adicione uma anestesista Legolas style, mais um pouco de zumbis, explosões, zumbis, o mais novo discípulo de Low Diamond Phillips, mais alguns zumbis e teremos Planeta Terror. Obrigatório para os fãs de zumbi shooters e para quem quer diversão sem compromisso em entender um enredo bem elaborado. Aqui o enredo é na base do "foda-se" e é isso que faz o filme funcionar. Você não quer saber o porque que ela tem a porra de uma metralhadora na perna, você só quer ver a porra da metralhadora na perna, matando e explodindo zumbis para sua pura e simples diversão.
Mas não se enganem com o visual trash, a parte técnica é foda. A direção é bem ágil, com tomadas ousadas e criativas, você nunca verá tantos ângulos para explosão de corpos. As cores e a iluminação não te deixam esquecer que está diante de um trash da era moderna, que não cansa, tampouco decepciona os fãs do gênero e o público em geral (com estômago forte), até mesmo quando o filme, literalmente, pega fogo e recomeça do nada sem te dar nenhuma explicação.
O que falar do elenco, o que falar de Rose McGowan (gostosa), a mais sexy stripper perneta da história do cinema; talvez seja a única mas não vem ao caso; é gostosa, Marley Shelton (gostosa) como uma enfermeira... gostosa, as gêmeas gostosa e gostosa, e participação da (gostosa) Fergie (gostosa) "I gotta a felling". Tem uns cueca perdido que também mandam bem, Josh Brolin, Freddy Rodriguez no papel do típico canastrão "I never miss", e participação de Bruce Willis entre outras figuras comuns nos filmes de Tarantino e Rodriguez, aquela galera que fuma um Red Apple.
Se você ainda não sentiu vontad... ...ura diversão!

À PROVA DE MORTE (Quentin Tarantino)
Trocando as bolas
Um clima de seriado policial anos 70, perseguições de carro, duelos de dublês e garotas bêbadas procurando diversão, essa é a atmosfera de À prova de morte.
Tarantino mostra sua evolução, com as geniais (propositais) falhas técnicas, as quais ajudam a criar a atmosfera de matinê da década perdida. Mais uma vez Quentin mostra seu incrível talento para ressuscitar velhas estrelas, uma vez Kurt Russel... sempre Kurt Russel, canastrão e bronco como sempre. Não vamos entrar em detalhes sobre enredo, o filme é obrigatório a qualquer um que se diz amante do cinema, uma aula de como se deve conduzir um bom thriller, a ação demora pra chegar no clímax, e nem por isso o filme é cansativo ou entediante, mas quando a coisa engrena meu amigo, se segura na cadeira que não vai dar pra respirar.
O maior trunfo de Tarantino sempre foi o diálogo. Escutando uma conversa despretenciosa entre as personagens, ficamos por dentro de tudo o que está acontecendo, quem são, como são, por que estão, ficamos tão envolvidos na conversa que nem percebemos o tempo passar.
À prova de morte parece ter sido abandonado, e o estúdio querendo retomar o projeto que estava na gaveta, chama novamente elenco e direção para alongarem a sua duração, transformando-o em um autêntico grindhouse, percebemos isso quando no começo da projeção o nome "Thunderbolt" aparece na tela, logo sendo substituído por "À prova de morte", e a clara sensação de o longa possuir duas metades distintas.
A interação entre os dois diretores não fica só no lançamento em conjunto, os dois filmes se ligam entre si (mesmo que bizarramente), personagens de um, contracenam no outro, acontecimentos de um, interferem no outro, o barato é ficar procurando os Easter Eggs que ligam as duas películas.
É isso ae, assistam a Planeta Terror, assistam a À prova de morte e aguardem por Machete, Grindhouse é uma daquelas genialidades que fazem o cinema sempre nos surpreender. E com tanta fera junto você ainda duvida do resultado?

Trailer

5 comentários:

  1. O povo devia se ligar mais nesse pack aqui, são algumas horas de diversao garantida! Sem falar que não é todo filme que você vê uma gostosa com um trabuco no lugar da perna...

    ResponderExcluir
  2. Esse filme a prova de morte eu vi e é um lixo! Muito ruim aconselho vcs a nao baixarem!

    ResponderExcluir
  3. Opa, valeu a opinião Andre!
    Concordo com você, não baixem... COMPREM o DVD, Blu Ray, VHS! Filme bom demais bixo! De repente vocÊ não pegou a pira da direção! Tem muita coisa que esta relacionada a decada de 70, as sessões de cinema que aconteciam, normalmente com uma produção ruim e direção roleta russa (pode ser uma bomba ou não), e você sente isso, principalmente no Prova de Morte, que tem varias nuances, ora angulos fantasticos, e outras vezes um lixo de enquadramento. A historia, como já citado, tem uma inversão absurda de papéis.
    Pode ser que não tenha te agradado, mas dai a achar o filme ruim, e não recomenda-lo chega a ser exagero. De repente assista novamente com um pouco mais de atenção!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Pooooooo não recomendar Prova de Morte?
    como assim cara!
    Talvez vc deva assistir com outros olhos, pq a intenção do Tarantino foi realmente resgatar esse lado de cinemão B das sessões Grindhouse, diálogos absurdamente elaborados em algumas partes, outras com dialogos pobres, essa mistura deu uma cadência incomum ao filme, realmente entendo vc nao ter gostado, pode nao ser o seu estilo mas pera aí né velho, chamar um filme do Tarantino de lixo é uma heresia sem tamanho!

    ResponderExcluir