quarta-feira, 9 de junho de 2010

MALDITO FUTEBOL CLUBE

Um domingo qualquer bretão
Ah o cinema inglês... Foi nesse dia que descobri qual a linha de cinemas que eu realmente gosto. Sabe quando as coisas vão acontecendo e você não nota? Sempre que vi que o filme tinha origem inglesa, não tinha dúvidas, assistia e nunca me arrependia. E foi assim com Danmit United, ou Maldito Futebol Clube se preferir. Indicação do grande amigo Lui, que me passou esse filme numa pen drive e ele não funcionou, mas o destino fez com que eu me encontrasse novamente com esse ótimo filme. E foi fantástico. Duas paixões, cinema e futebol, tratadas com muito cuidado. A dedicação inglesa pelo futebol misturada com o humor ácido do cinema britânico, contam a história (verídica) de Brian Clough (Michael Sheen, impecável e impagável), um dos maiores técnicos ingleses e seu fiel assistente Peter Taylor (conhecido por fãns de Harry Potter a fãns de Tim Burton).
Dirigido com maestria por Tom Hooper, e com atuações na média do cinema inglês (leia-se ótimo e com uma pitada teatral), temos um dos melhores filmes sobre futebol, para quem gosta e para quem não gosta do esporte bretão. Limitei minha pesquisa para não saber se as cenas de jogo são reais ou filmadas, muitas se confundem com a realidade. A ambientação do filme é fantástica, nos leva realmente a Inglaterra do final da década de 60, início dos anos 70. O figurino é ótimo e a fotografia não deve nada.
O casting é fora de série, além dos ja citados, temos Colm Meaney (se você ver a cara dele vai lembrar) e mais uma penca de gente boa, que nos dão mais uma opção com o tema futebol.
Se já é bom por si só, em ano de Copa do Mundo recomendo duplamente.
Trailer

Um comentário:

  1. Essa é pros mocorongo que diz "é apenas um jogo de futebol..."
    Futebol é isso aí!!!
    é vida

    ResponderExcluir