domingo, 8 de agosto de 2010

UM OLHAR DO PARAÍSO

Um Peter Jackson diferente
O que dizer de Um olhar do paraíso? Peter Jackson perdeu a mão? diria que não, pois se trata de um ótimo filme. Mas sem dúvida é um trabalho diferente do que a gente está acostumado em se tratando de Peter Jackson. Depois dos épicos King Kong e a maravilhosa trilogia de O senhor dos anéis, Um olhar no paraíso nos remete a um trabalho mais antigo do diretor: Almas Gêmeas, este filme possui a mesma carga dramática do longa estrelado pela adolescente Kate Winslet, mas nos brinda com toda a experiência que o diretor somou ao seu talento ao longo desses anos.
Uma menina que foi brutalmente assassinada, passa a assistir do céu a vida do assassino e de sua família arrasada. Essa é a premissa de Um olhar do paraíso, a trama se desenvolve num ritmo bom, mas fica a sensação que o filme se estende demais, nada que estrague a experiência, mas poderia ser menos longo. Tenho medo de resenhar este filme pois ele é do Peter Jackson, e quando se trata de P.J. eu sofro do chamado "preconceiro ao contrário", pra mim, se é do Peter Jackson é bom, mas tentarei ser parcial... pensando bem, este blog é meu, e o que vale aqui é a minha opnião, então quem não concordar é só me chingar nos comentários.
A fotografia é o ponto alto, não só no paraíso em que "vive" a protagonista, mas em toda a parte o que vemos é uma fotografia muito elaborada, com cores contrastantes, ângulos inventivos, e uma composição de extremo bom gosto, as luzes coloridas que o diretor usa como ninguém estão por toda a parte, e passam a carga poética necessária para cada cena.
A atuação de Mark Wahlberg como o pai da finada Susie é o destaque do longa, mas estranhamente ele perde o foco de uma hora para outra e isso nos deixa um vazio estranho, Susan Sarandon como a avó descolada da família também rouba a cena quando aparece. a menina Susie Salmon (como o peixe) é interpretada por Saoirse Ronan, que tem futuro mas ainda precisa ser lapidada, o que ela nos deseja é uma vida longa e feliz, mas isto parece difícil depois que você constata que a maior punição é estar vivo.
Encare Um olhar no paraíso como uma expêriencia (bem sucedida) do diretor, logo logo, o Hobbit vem aí e o nosso bom e velho P.J. estará de volta... mas diferente ou não, Um olhar do paraíso ainda é Peter Jackson.

Trailer

__
VINA

6 comentários:

  1. dessa vez nao tem
    mas o Peter Jackson fez a tradicional aparição dele

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Peter Jackson ficou com a "mão pesada" após dirigir 2 superproduções, acho que faltou em "Um olhar do paraíso" o equilíbrio que ele tão bem conseguiu em "Almas Gêmeas". Eu apreciaria se "Um Olhar do Paraíso" fosse menos 'anabolizado', como era o filme com kate Winslet. Em sua clássica trilogia e mesmo em "King Kong" os efeitos eram usados por necessidade à história. Acho que nesse ele 'pesou' um pouco nisso. Mas gostei do filme, apesar de, infelizmente, achar falho. Eu também tenho o seu "preconceito ao contrário" em se tratando de Jackson.
    Mas, assim, todo grande diretor tem um filme incompreendido.

    ResponderExcluir
  4. Bem isso, ele tava dirigindo um drama delicado com a mão de um épico grandioso. Perfeita colocação Mancha!!! Mas graças a Deus o Hobbit já esta aí pra provar que ele é o bom e velho P.J!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim! " O Hobbit" foi bom msm. Ele já estar bem inserido como um dos grandes dos filmes épicos, ao lado até de David Lean.

      Excluir