sábado, 23 de outubro de 2010

A ARTE EM CARTAZ

Um poster pode ser tão emblemático quanto o próprio filme, mas é uma pena que hoje em dia a maioria dos estúdios não pensam mais assim, foi-se o tempo em que a arte do poster era algo pensado e trabalhado, com grandes artistas e profissionais envolvidos.
Hoje, pra se fazer um poster é muito simples, basta ter um estágiario com noção básica de photoshop, este estágiario com pouquíssima inspiração vai colocar a foto da cabeça dos personagens principais flutuando no meio do poster, para preencher os espaços do lado ele vai por cabeças menores dos coadjuvantes, então ele mesclará as cabeças voadoras com um fundo temático, vai jogar um efeitinho translucido aqui outro ali, o nome do filme com um fonte qualquer e pronto!
Em 20 minutos você terá o poster de seu filme pronto para ser usado em qualquer cinema ou videolocadora.
Foi pensando nisso que resolvemos criar esta sessão onde estarão os melhores posteres do cinema. Lembraremos de grandes posteres que são memoráveis de alguma forma ou por alguma particularidade, por sua visão artística ou pop ou qualquer que seja, se for merecedor, com certeza ele estará n'A ARTE EM CARTAZ!

TUBARÃO
(Jaws) - 1975
Este poster é do caralho, quase dá para se ouvir a trilha sonora só de olhar para ele, uma pobre e indefesa banhista, dando suas braçadas despreocupadas a segundos de ser engolida por um enorme tubarão branco com milhares de dentes na boca, esta pintura tem todo o suspense e o clima de "ih, fodeu" que Spielberg nos coloca ao longo do filme, é por esse motivo que Tubarão esta devidamente colocado entre os melhores posteres de todos os tempos.


DE VOLTA PARA O FUTURO
(Back to the future) - 1985
Spielberg, de novo! Quando a produção é do Spielberg o poster é megabogafodastico. Você tem o resumo da obra em um poster. Ali temos o DeLorean, a clássica cena do asfalto em  chamas, Marty olhando para seu relógio despertador de pulso. Além disso, temos a  qualidade da aerografia. Um verdadeiro clássico.



PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA
(Pulp Fiction) - 1994
Pulp fiction é o nome dado a revistas de baixa qualidade, que começaram a ser publicadas no ínicio do século XX com romances policiais absurdos, histórias de fantasia ou ficção ciêntífica. Foi exatamente isso que Tarantino buscou nesse poster, aquela cara de capa de revista Pulp, as marcas e rasuras que rodeiam o postêr mostram que se trata de um papel de baixa qualidade, e o preço de 10 cents não nos deixa dúvidas de que se trata de uma história pulp, regada de violência, sexo, ladroagem e absurdos. E a propósito; por favor jornaleiro, me vê um maço de Red Apple e essa revistinha chamada "tempo de violência".


FÉRIAS FRUSTRADAS
(National Lampoon's vacation) - 1983
Boris Vallejo. Este homem é o Allejo das pinturas. A qualidade é absurda. Nem essa geração que usa PS, e outras ferramentas digitais consegue superar a aeorografia de Vallejo. Ele consegue entrar na personagem interpretada por Chevy Chase, e repassa no poster como ele próprio se vê. Um deleite para nosso olhos.
P.S. - É sempre bom lembrar que ********* paga peitinho nesse filme.


BANHO DE SANGUE
(Reazione a Catena) - 1971
Este poster é uma obra de arte macabra, um belíssimo trabalho de composição de cores, nele temos uma imagem surreal de uma bela moça nua, saindo de uma espécie de poça de sangue, não dá para definir com clareza se ela está dando um grito de horror ou prazer, mas o que dá para notar com clareza é um facão firmemente empunhado pronto para degolá-la. Nesta imagem existe todo o erotismo e violência que vemos no filme de Mario Bava, e mesmo para quem nunca viu ou ouviu falar, não demora muito para sacar o que se espera dele.


E.T. - O EXTRATERRESTRE
(E.T. - The extra-terrestrial) - 1983
Conversavamos sobre a necessidade de comentar algo sobre este poster. A conclusão que chegamos foi de que Spielberg mantém o titulo de Rei Do Poster. Imagine se você nunca tivesse visto ou houvido falar em E.T. (naquela época não existia a Internet própriamente dita). Agora olhe para o poster ao lado...



*Todos os posteres encontram-se para download em alta resolução.
=D

29 comentários:

  1. Dentre esses, o meu favorito é o "DE VOLTA PARA O FUTURO", a imagem do pôster não ficou devendo nada ao filme, muito bom! Se não me engano a imagem dos posters da sequência foram trabalhadas baseando-se nesse primeiro filme.
    Saudades do tempo em que eu torrava o saco do cara da Locadora para conseguir um pôster legal. Pena q não guardei nenhum rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Os outros do Devolta para o futuro foram com a mesma premissa, o Marty saindo do De Lorean olhando pro relógio e as treta rolando ao fundo.
    O poster vai além da imagem que vai vender o filme, pq se o poster for bom, o filme tende a ser bom. E todos esses que postamos agora não me deixa mentir.
    Uma vez por mês sairá A Arte em cartaz.

    ResponderExcluir
  3. BAZINGAAAAAAAA

    Voltei da exclusão digital que durou menos de 48 horas, mas foi num periodo cirtico da semanaaaa!
    De Volta Para o Futuro é muito foda, existe uma relação a versão do filme com a quantidade de pessoas na capa! No 1 vemos somente Marty, o segundo traz
    Marty e Emmet L. Brown, e no terceiro temos Clara Clayton, completando a trinca.
    Ferias Frustradas é um puta poster, baixa de da uma sacada ae! E veja o filme, pra rachar de rir!

    BAZINGA

    ResponderExcluir
  4. Está tudo muito calmo nesse blog... 3 comentários e nenhum palavrão?
    Vcs notaram q o tubarão do primeiro poster precisa de aparelho nos dentes urgentemente?
    Falando em tubarão, lí em algum lugar (um livro) q a idéia do filme saiu de um episódio real da Segunda Guerra, sinistro!!!

    ResponderExcluir
  5. Ichhhhh tô achando q os nerds desse blog foram sequestrados...
    Isso quer dizer q posso comentar todos os filmes que eu quiser? Vivaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. A idéia do filme saiu do romance de Peter Benchley, que inclusive está devidamente creditado no poster: "Based on novel by Peter Benchley" portanto retire seu comentário esdrúxulo e volte para sua insignificância.

    ResponderExcluir
  7. PORRA!!! Insignificante é seu ...
    Se eu ficar deprimida e passar uma faca de serrinha nos pulsos, quem vai ler teu blog?
    Comentei pq lí no livro "Enigmas e Mistérios da Segunda Guerra Mundial" do historiador e jornalista Jesús Hernández, mandarei os dados para vc processar ele por informação incorreta.
    Retirarei o comentário e enfiarei no seu... nariz.
    E não suma mais, PORRA!

    ResponderExcluir
  8. Cris... Vc quis dizer o insignificante no Vina... é a "vina" dele???

    ResponderExcluir
  9. Falando nisso, se a Pex... ops, Cris, passar uma faca de serrinha nos punhos será um problema... Mas seria tb um grande problema ela passar uma faca de dilminha...

    ResponderExcluir
  10. Daqui a pouco a Cris vai dizer que o último episódio de Caverna do Dragão revela que Mestre dos Magos e Vingador são a mesma pessoa e a Uni é um servo do mal que impede eles de voltarem, pq na verdade estão todos mortos...
    Quanto as piadas relacionadas ao falo do jovem blogueiro, resolvam vocês mesmas(os).
    Relacionada a piada sobre a dilminha e a serrinha, prefiro passar um nulinho no pulso.
    Anular não é se abster e sim comunicar que não há boas opções no momento.

    ResponderExcluir
  11. Ogro Mestre (direto de 2015)26 de outubro de 2010 às 18:28

    O poster mais fodastico do mundo é o Tubrarão 19, dirigido por Max Spielberg!

    ResponderExcluir
  12. Não se mate Cris, precisamos de seu pageviews para ganharmos dinheiro com este blog. Quanto ao meu orgão reprodutor, encha a boca para falar dele.
    Será Ogro?
    Eu prefiro o poster de De costas para o Futuro de Roberto Zémequi.
    Eu curto este clima de hostilidade hospitaleira que impera no blog, continuem assim seus queridos malditos!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Vina, creio que pegastes o Easter egg! Digo mais, so você deve ter notado...

    ResponderExcluir
  14. sim, e digo mais: Nada supera o 3D de tubarão 19!

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião o melhor dentre os citados é o do "Tubarão", passa a idéia do filme de maneira simples, sem firula, além de que a composição ficou muito foderosa com o tubarão vindo de baixo com a boca aberta pra pegar a moça nadando. A unica cagada é essa borda preta gigante,parece um poster dentro de outro. não sei se é só nesta versão ou utilizaram o poster dessa maneira mesmo.

    Outro bacana é do "Férias Frustradas", Boris Vallejo arrepia mesmo, o poster com o perdão do trocadilho é uma viagem do caralho haha mas tem originalidade e estilo próprio e isso para mim conta muito.

    Vou deixar aqui um poster q eu acho muito foda de um filme q ainda não teve sua estréia:

    http://www.portallos.com.br/wp-content/uploads/2010/08/dont_be_afraid_of_the_dark_01.jpg

    Isso é que falta ultimamente, variar um pouco o estilo, da pra fazer tanta coisa foda, poster é umas das paradas mais massas de se fazer pra quem gosta de design e arte.

    Chega de empilhar atores e usar contraste do azul com o vermelho.TOmar no cu desses caras q fazem de qualquer jeito, a parada tem q ser feita com capricho porra.

    ResponderExcluir
  16. Isso ae Balaban, Pau no Cu desses filhos da puta q pegam curso on line de PS e acham que fazem poster!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Bom, embora vc não mereça Vina, vou explicar o pq do meu comentário.

    O referido livro já citado acima traz em sua página de número 130 a seguinte nota de rodapé:
    "Esse trágico episódio foi utilizado pelo diretor de cinema Steven Spielberg em seu filme Jaws (Tubarão, 1975) para aumentar o nível de dramaticidade da história. Parece que Spielberg não estava totalmente satisfeito com o roteiro e sentia falta de mais força nos diálogos. Essa carência foi resolvida pelo roteirista John Milius (autor do roteiro de Apocalypse Now), que se encarregou de acrescentar a referência à tragédia do USS Indianápolis. Portanto, um dos personagens de Tubarão, o capitão Quint, é um sobrevivente do histórico navio e explica como se salvou do ataque dos tubarões. Seu arrepiante relato, magistralmente interpretado pelo ator Robert Shaw, pode ajudar, apesar de algumas inexatidões, a ilustrar os terríveis momentos sofridos por aqueles desafortunados marinheiros."
    * O cruzeiro Norte-americando USS Indianapolis foi afundando por um submarino japonês, possuía 1.196 homens á bordo, destes aproximadamente 800 sobreviveram ao ataque, dos quais apenas 318 sobreviveram aos tubarões. (Dados do livro)

    1º Se o livro estiver errado, problema de quem o escreveu, eu só o lí e comentei; infelizmente não tenho contato com Steven Spielberg para tirar a verdade a limpo;

    2º Único equívoco que pode ser atribuído a minha pessoa (equívoco = erro) é o fato de ter dito que a "idéia do filme saiu de um episódio real" e segundo o texto acima o episódio foi apenas "utilizado";

    3º Gilgomex, atenha-se ao conteúdo do blog;

    3º Ogro, lindo da Cris, sempre do lado do Vina! (maldito);

    4º Balaban, obrigada por nem notar nosso pequeno entrevero, isso que é homem centrado;

    5º Vina, o tamanho de seu órgão reprodutor só diz respeito a vc, para mim ele é insignificante.

    ResponderExcluir
  19. Cris obrigado por suas explanações, mas sua opnião e merda para mim é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  20. Clima muito hostil aqui em rapazeada, vamos comentar sobre a arte dos cartazes bandibixa e parar com essas viadagem.

    ResponderExcluir
  21. Ogro, vai tomar no cu com Bazinga.

    ResponderExcluir
  22. É uma hostilidade amiga, espero q a Cris nao tenha se magoado de verdade.
    Muito foda esse poster do dont be afraid of the dark. Estará em futuros posts.

    ResponderExcluir
  23. Eh galera acho q espantaram a unica pessoa q visitava o blog UHAUHUAH. Bando de ignorante em.

    ResponderExcluir
  24. Não mesmo... Como já citado, é um monte de cabeça voando e um fundo ridiculo, tudo misturado num PS mal-acabado!

    ResponderExcluir