terça-feira, 16 de novembro de 2010

A FESTA DA MENINA MORTA

Mateus, não sabe brincar, não brinca.
Que me desculpem os pseudo-intelectuais e sofisticados de plantão, mas este filme é irritantemente chato, e o que o torna tão chato é sua obsessão por ser artístico.
Uma pequena vila do Amazonas celebra todos os anos a festa da menina morta, uma celebração onde fiéis se reunem para receber a benção de Santinho, um moço um tanto quanto afetado que incorpora o espírito de uma garotinha desaparecida que fala as revelações para o ano que virá. Esta premissa se arrasta de forma torturante durante suas quase duas horas de duração, não existe uma trama envolvente nem nada que cative o espectador, a momentos que temos a impressão de ver fragmentos de realidade e não um filme propriamente dito. A sensação que tive assistindo A festa da menina morta, é a mesma que ficar sentado na sala de espera de um consultório de dentista durante duas horas, observando as pessoas abrirem portas ou irem ao bebedouro, é esta realidade excitante que encontramos no longa, nem os momentos em que o filme tenta chocar o espectador o tiram do marasmo, na verdade seus momentos de choque são de gosto duvidoso e até desnecessários, não vejo poesia em assistir um porco morto sendo lavado durante cinco minutos, ou um jacaré estrebuchado boiando na beira de um rio, e muito menos em uma cena brokeback mountain entre pai e filho que já estava mais do que insinuada, e é de repugnância totalmente desnecessária.
A festa da menina morta marca a estréia do grande ator Mateus Nachtergaele na direção de um longa, e posso dizer que como diretor ele é realmente um ótimo ator. O longa é carregado por uma chaga de ator dirigindo filme, a importância dada as atuações acaba amarrando o desenrolar da história que se torna confusa, sonolenta e monótona. Mas para não dizer que tudo é ruim, as atuações são ótimas, Daniel Oliveira no papel de santinho é uma espécie de Cazuza canonizado, seu pai é interpretado por Jackson Antunes que sempre considerei um grande ator e neste filme ele faz o papel de porco em todos os sentidos da palavra, mas o destaque mesmo é o desconhecido Juliano Cazarré, este ator tem muito potencial e me admira não ter espaço no grande cinema brasileiro, é um enorme desperdício de talento.
A fotografia é bonita mas acaba pecando pelo exagero, sempre querendo tomar um ângulo artístico acaba parecendo mais um exercício de fotografia do que uma fotografia que ajude a já perdida narrativa.
Enfim, a festa da menina morta valeu para provar que um bom filme é uma mentira bem contada e não uma realidade inventada.
__
VINA

Trailer

17 comentários:

  1. Um puta ator, um filho da puta como diretor! Pega a montoeira de Kikito e enfina na bunda!

    ResponderExcluir
  2. Bem q o Balaban podia mandar o texto dele agora... eu ficaria tão feliz...

    ResponderExcluir
  3. Meu, mais uma vez, de novo, novamente eu estava a toa e dei um duplo clique (nunca entendi a frase palavra DUPLO CLIQUE)em Avatar, versão extendida, full hd... Ca$%&*o!!! Avatar é muito FODA! E digo mais ao meu amigo Vina, perdemos um monte do começo do filme a última vez que o vimos no cinema... Tem muita coisa bem no começo da versão extendida!
    Filmaço!
    Triste é que os caras dos filmes chiques acham Avatar "suérficial" demais...
    asfuhsdifuhasf

    ResponderExcluir
  4. Quando eu vi que o Nachtergaele ia atacar de diretor ja imaginei que ia inventar algum tipo de coisa escrota pro "público cult" achar o máximo.

    Desnecessário esse tipo de coisa, no filme o choque tem q acontecer ao natural e não tentar forçar a todo momento só pra dar o q falar.

    Não vi o filme mas pelo texto do Vina já deu pra perceber que é um filme de merda feito pra um público de merda. O pior é q essa galera ainda ovaciona esses lixos.

    Pra mim existem dois tipos de filme os artisticos e os de entreterimento. Esse ai pelo jeito não consegue ser nem um nem outro mesmo q pendendo pro lado artistico.(me corrija se eu estiver errado vina)

    Jackson Antunes é fodão, sempre faz papel de jagunço porco hahaha, sempre é o cara q bate na mulher ou o capataz, não lembro de ter visto ele fazer papel de mocinho.

    Off:
    Avatar, na minha opinião, é chatinho sim. Na parte final do filme eu já tava de saco cheio. É muito bem feito mas eu achei um tanto quanto chato.

    ResponderExcluir
  5. Off que virou on!
    Balabasssssssss,
    você viu Avatar no Imax?

    ResponderExcluir
  6. Ogro, tome no seu respectivo cú com o Imax... tenho dito.

    ResponderExcluir
  7. Vi no Imax sim. Achei muito bonito mas a historia achei meia boca.

    ResponderExcluir
  8. Cris, qual o motivo dessa raiva no coração? A falta de um IMAX ai perto esta deixando você muito estressada? Relaxa e goza...
    BAZINGA

    ResponderExcluir
  9. Certeza Balabanissssssss! Mas a importância do filme é visual mesmo, e também tem todo o trabalho de criação do mundo de Avatar, porém a história é um clichê, tal qual Star Wars, porém são incomparáveis. Agora em momento nenhum eu fiquei chateado no filme, creio até que tem uma boa dose de aventura.

    ResponderExcluir
  10. Tem sim mas cara não sei se pq eu tava cansado no dia ou o q mas eu nao me diverti tanto não. Pode ser pq eu tava esperando muito do filme. Não é um filme ruim mas não achei aquele espetáculo todo todos dizem ser.

    ResponderExcluir
  11. Querido Ogro, o Imax mais próximo fica aí na sua terra, portanto não é fácil de ir. O que me irrita é vc ficar dizendo q "o mundo fica melhor" no Imax, aff, se vc for ver a "Festa da Menina Morta" no Imax vai continuar sendo a mesma merda.
    Ô vontade de ir ver "Reli Poti" com vcs este fds...
    *Estou estressada sim.

    ResponderExcluir
  12. MULHER!
    Com certeza até essa merda de filme ficaria melhor no Imax, poderia não ficar bom, mas melhor que 2D ele iria ficar.
    Se você não viu Avatar no Imax, você ainda não sabe como o 3D bem feito pode fazer diferença!
    É só isso que quero passar.
    Não vou detonar sua pessoa por motivos da "folhinha"!

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKKK Só falei do Imax, não do Avatar, gostei do filme PONTO.
    "folhinha".. fala sério kkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Exatamente Balaban, este filme não é nem uma coisa nem outra, não é nada esta merda!
    e quanto a Avatar no IMAX, isso aí foi uma daquelas experiências únicas no cinema, que dá dó de quem nao viu!

    ResponderExcluir
  15. "Dó de quem não viu"... anotei mais esta...

    ResponderExcluir