terça-feira, 23 de novembro de 2010

A ÓRFÃ

Terror à moda antiga
 
Sou um amante do terror, e me sinto órfão ( HÁ! ) atualmente. O terror hoje perdeu o sentido, os diretores não se preocupam mais com o medo, os filmes não possuem mais aquele ar sinistro, nem aquela tensão que nos faz arrepiar os pêlos do bozó. Hoje pra se fazer terror é só encher a tela com cenas de mutilações e nojentices diversas. Não sou contra esse tipo de produção, pelo contrário, gosto de muitas delas, mas sou contra o que ela está fazendo com o terror, que está esquecendo da magia e da identidade que mestres como Hitchcock, Bava, Argento, Cronenberg, Carpenter, entre outros lutaram para construir, para se ver como o terror perdeu a força, tente citar o nome de um, UM mísero diretor de terror da nova geração que conseguiu se firmar entre os grandes... Não tem. Mas é bom ficar de olho neste camarada aqui: Jaume Collet-Serra.
Segue aqui uma pequena biografia do cidadão: Jaume Collet-Serra iniciou sua carreira dirigindo o segundo remake da Casa de cera, um filme agradável aos fãs do gênero e com uma cena memorável da socialite Paris Hilton sendo empalada por um cano de ferro ( =D ). Em sua segunda empreitada Serra dirigiu a sequência do filme Gol, um longa a lá Disney sobre futebol - apesar de ser apaixonado pelo esporte este filme é uma bela de uma merda, mas tudo bem - dois anos depois, Serra voltou ao terror com A órfã, filme o qual resenharei no próximo parágrafo.
Todo esse devaneio que escrevi acima serviu para mostrar a vocês que Serra resgatou um pouco (dadas as devidas proporções) da magia do terror com A órfã, a história é sobre um casal que adota uma menina que não é bem o anjinho que aparentava ser. É nessa premissa simples que Serra trabalha com maestria para instaurar um clima sombrio desde o primeiro minuto do longa, e o que ajuda muito nessa climatização é sua fotografia quase sem cor, a saturação baixa que deixa todas as cores apagadas ou foscas traz a quem assiste um clima sinistro e desesperançoso que se encaixa perfeitamente com o enredo. O desenrolar da trama segue num ritmo coordenado, usando a fórmula do bom e velho terror oitentista, é aquela coisa: um pouco da trama, uma morte, mais trama, mais morte, trama, morte, morte, morte, plot twist e fim.
Outro ponto que ajuda muito A órfã se destacar no terror atual é o nível da atuação, todos os atores são muito bons e muito bem dirigidos, a menina Esther interpretada por Isabelle Fuhrman é o capeta em forma de guria, sua malícia é passada com tamanha veracidade que coloco ela no hall das crianças mais diabólicas do cinema, Damien ganhou uma irmãzinha e tanto. Os pais interpretados por Vera Farmiga e Peter Sarsgaard, levam o elenco adulto do filme com muita propriedade e fazem uma química perfeita com a "adorável" Esther.
A trilha sonora é regada com sons bizonhos que acompanham os sustos e assim como a fotografia deixa tudo mais sinistro e sombrio.
O que pode incomodar alguns é que A órfã é regado de clichês, mas eu acho que até aí o filme acerta, ele possui muitas referências a grandes títulos do horror, pode-se notar uma clara homenagem a Halloween e Brinquedo Assassino, e como eu gosto de dizer o clichê se usado com sabedoria não é necessariamente uma coisa ruim, no terror é muito melhor ser uma cópia bem feita do que uma merda original.
__
VINA

Trailer

8 comentários:

  1. Pô gente! O artista do Blog se esmerou tanto no texto... ninguém vai comentar?

    ResponderExcluir
  2. Não teremos um último post do mês de aniversário?

    ResponderExcluir
  3. Não teremos! Esse filme ta com duas opiniões, o Vina achou maneiro e o Rodrigo achou uma bosta!
    Vou ver, já que o cara que postou não responde nada aqui!

    ResponderExcluir
  4. sei lá pia, pra mim é palha!
    tinha q ter arranjado um ator q soubesse pelo menos chutar uma bola porra!
    Vou me censurar com vc Cris, para não te magoar outra vez e não enfrentar seu pequeno intelecto evitarei respostas ácidas, já que você não tem capacidade intelectual e moral para entender o sarcasmo. Como você é café com leite vou deixar vc ganhar daqui pra frente tá =D

    é ninguem responde o artista do blog ='( nesse post q eu me esmerei tanto, q droga viu!

    ResponderExcluir
  5. Porra pia, creio que você não tenha visto Gol inteiro. O ator principal, é óbvio, não sabe jogar bola, mas tem uma monte de jogador que aparece durante o filme. Esta longe de ser uma grande produção, principalmente na questão das tomadas de jogo, mas é um filme satisfatório.
    Assisti inteiro 2 vezes, e assisti uma vez cada seqüencia e fiquei satisfeito no final de casa filme. Porra, se for cobrar que os atores façam movimentos inusitados bem, aquela cena do final do Rambo II seria a coisa mais ridícula do mundo, pois nunca vi ninguém atirar com uma MAG com uma mão só! Sem falar naquelas cenas de filme de tiro que os malucos atiram com duas pistolas de uma vez! Questão de estar envolvido com o filme!
    Mas tenha certeza que no meu Ranking de filmes de futebol, tem Maldito Futebol Clube e Milagre de Berna na frente da série Gol!.

    ResponderExcluir
  6. AH pia mas vc ta falando do RAMBO, Rambo é Rambo pia ele consegue tudo!
    Sei lá pia, nao curti o filme. To ligado q aparece até o Beckham! mas nao curti nao posso fazer nada pia!

    ResponderExcluir
  7. Ogro, vá até o tópico do filme "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Deixei um comentário lá.

    Quanto "A Órfã", ainda não assisti.

    ResponderExcluir